domingo, 12 de janeiro de 2014

O que é COMPETÊNCIA?

Venho aqui tratar do que entendo por competência. Entendo que seja uma capacidade de o sujeito conseguir administrar determinada situação ou órgão, seja público ou privado. 
Contudo, há muita confusão quando se diz que alguém é "competente". Sempre temos com completar a frase: Fulano é competente...    para alguma coisa. 
Mas, nem sempre o sujeito que é competente para uma área é também para outras. 
É o caso da administração pública e privada. Não se pode dizer quem alguém que seja bom administrador de uma empresa privada o venha a ser também no setor público, e vice versa. 
O erro de colocar um administrador do setor privado no setor público pode levar a problemas graves, como o cometimento de irregularidades jurídicas próprias da legislação pública. 
Nem sempre um empresário conhece todos os procedimentos e leis do setor público, apesar de ser um empresário de sucesso. 
Por outro lado, um administrador público de sucesso pode não ter tino para negócios particulares. Pode ser que não tenha jeito para administrar uma empresa, por exemplo. 
Tudo isso acontece porque a forma de pensar de um empresário é um pouco diferenciada de um administrador público. 
O empresário, geralmente, está concentrado no lucro e na redução de custos, sem muita atenção para questões sociais e para o debate com terceiros, como a Câmara de Vereadores ou os Conselhos. 
Um empresário, quando vai tomar uma decisão para sua empresa, geralmente, consulta poucas pessoas, especialmente de sua família ou de um ciclo de amigos próximos, ou, em alguns casos, de algum funcionário que se destaca em sua empresa. 
Tomar decisões no setor público é algo muito complicado. Não basta analisar a situação e tomar a decisão. Tem que seguir um trâmite, um debate com outros setores e, também, verificar as normas legais que regem o setor. 
Agir como empresário na administração pública é algo perigoso, pois pode-se cometer pecados fiscais e, tão ruim quanto, pecados políticos. 
Por outro lado, pense como pode ser enriquecedor um empresário que também conheça bem de administração pública. Ou vice versa. Isso seria o ideal. 
Comprar um caminhão de lixo (por exemplo) do próprio bolso para fazer a limpeza da cidade enquanto a licitação (lerda) não sai, pode parecer eficiente do ponto de vista empresarial, mas pode ser uma irregularidade. 
Acho que antes de escolher os governantes o povo deveria olhar para sua qualificação enquanto gestores públicos, sua experiência. 
Nenhuma árvore deve ser julgada antes de se ver seus frutos. E outra coisa, pé de manga não dá maçã. 

Pensador Vermelho

IMAGENS:
http://jaguarenews.blogspot.com.br/2012/01/iceberg-de-competencias.html
http://muraldocoach.com.br/o-que-e-competencia-afinal/
http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/35/fora-do-lugar-lei-das-ppps-invade-competencia-de-131961-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares