quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Belezinha Desiste de Processos Que Movia Contra Magno e Danúbia: no final... quem ganha? ...quem perde?

Magno, Danúbia e Belezinha Juntos em Brejo 
Nesta quarta feira de dezembro, 04, uma postagem de cunho político chamou a atenção de grande parte da sociedade chapadinhense e do Maranhão: "Belezinha Desiste de Processos Que Movia Contra Magno e Danúbia", publicou o jornalista Alexandre Pinheiro. 
Vamos conferir na íntegra a postagem: 
"Em mais um lance surpreendente da política de Chapadinha, uma fonte ligada ao judiciário revela ao blog que a prefeita Belezinha desistiu, na tarde desta terça-feira de duas ações que movia contra Magno e Danúbia na justiça eleitoral.
Os dois processos tratavam de abuso de poder econômico e político contra o deputado Magno Bacelar e Danúbia Carneiro. Por meio de seus advogados Belezinha argumentava que Magno teria usado a estrutura do município para fazer campanha, tendo diversas fotos anexadas que provariam o uso da máquina pública em campanha eleitoral com permissão da então prefeita Danúbia. No segundo processo a acusação era a utilização do programa federal Garantia Safra para fins eleitoreiros.
Notícia do Blog do Enedilson de 2012 
Ambos os processos teriam audiência nesta quarta-feira (04/12) que foram canceladas porque os advogados de Belezinha formalizaram a desistência das ações ainda na tarde de ontem.
Com a desistência das ações de abuso de poder a ex-prefeita Danúbia que poderia ficar 8 anos inelegível pode manter seu plano de sair candidata a deputada estadual em 2014 sem qualquer embaraço.    
Processo Que Ameaçava Danúbia Retirado por Belezinha 
A decisão da prefeita de retirar os processos que ameaçavam prolongar a inelegibilidade de Magno e que mantém a possibilidade de Danúbia disputar as eleições confronta com o gesto de Belezinha manter processo seu padrinho político Isaías Fortes e volta a gerar suspeita de um grande acordo político entre os antigos adversários Magno, Danúbia e a atual prefeita."
FONTE: http://alexandre-pinheiro.blogspot.com.br/2013/12/belezinha-desiste-de-acao-contra-magno.html

Um fato há que ser observado: o processo retirado por Belezinha trata de questões eleitorais, o que, ao se ter o resultado positivo para a atual prefeita, torna inócuo o resultado imediato do pleito, restando a possibilidade de cassação de direitos políticos por oito anos. Em um mandato que peca pela fragilidade da estabilidade política, alcançar o equilíbrio é fundamental. Daí a necessidade de minimizar o embate político com a oposição (de fora...    rs). 
Por outro lado, o processo contra o ex-prefeito Isaías tem cunho administrativo, pois trata de prestações de contas. Manter esse processo não significa um rompimento com o padrinho político. Retirar o processo contra Magno e Danúbia não significa uma nova aliança, caracterizada pelo rompimento com Isaías. 
O que existe, na verdade, é um momento de recuo, em que as forças políticas ficam mais moderadas no que diz respeito ao ataque direto e partem para um fortalecimento mútuo em prol, talvez, da política de 2014 que se anuncia. 

E no final, quem ganha? Quem perde?   Na verdade, parece que todos ganham! 
Por: Jânio R. A. Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Arquivo do blog