quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Maranhão avança na Educação, apesar da torcida de alguns...

...é o que aponta o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos)
pf05122013"O Maranhão é o estado com maior crescimento proporcional em todas as áreas de conhecimento nas três últimas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizadas nos anos de 2006, 2009 e 2012. A conclusão é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Educacional, após análise dos dados referentes à edição 2012 do teste desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires, o maior crescimento se deu na avaliação de leitura, em que o estado alcançou 369 pontos na prova de 2012, comparado a 272 obtidos na avaliação de 2006. “O estado apresentou um crescimento proporcional de 35,66% na avaliação de leitura nos últimos 6 anos, o que reflete uma melhoria significativa na capacidade de interpretação textual dos estudantes”.
Para o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, apesar do avanço percebido, a educação pública tem um longo caminho a percorrer, na busca da excelência no ensino. “A Seduc está buscando a transformação da realidade educacional no estado, que envolve mudanças administrativas e pedagógicas baseadas no plano de metas desenvolvido pela secretaria que visa a melhoria do nível de aprendizagem, a universalização do ensino médio, implantação do regime de colaboração entre União, Estado e municípios em prol da educação e o combate ao analfabetismo”.
Além do caderno de testes, os alunos responderam questionário sobre hábitos de estudos e condições socioeconômicas. A direção da escola, também, repassou, por meio de um questionário dados sobre estrutura da escola e formação dos professores.
No Maranhão, o Pisa foi realizado em 36 escolas distribuídas em 29 municípios. Desse universo, 17 escolas avaliadas pertenciam às redes municipais, 18 da estadual e uma do ensino privado. Quanto à localização, foram avaliadas 15 escolas instaladas na zona rural e 21 na zona urbana.
Distorção – Segundo a secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, um dos problemas diagnosticados pela avaliação é a distorção idade-série. “A Seduc tem ciência da distorção e vem trabalhando, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil”, possibilitando corrigir essa distorção, que se reflete em igualdade de condições aos alunos na realização de avaliações como o Pisa”.
Leuzinete Pereira destacou que uma importante ferramenta para a evolução da educação no estado é a realização de capacitações e a formação continuada dos professores, buscando uma melhoria do aprendizado. “A Seduc realiza diversas capacitações voltadas para técnicos e professores, ações que devem ser ampliadas em 2014 por meio de parcerias com as universidades públicas de nosso estado, realizadas pelo Pacto Nacional pelo Ensino Médio, coordenado pelo Ministério da Educação”, assinalou."

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