domingo, 17 de novembro de 2013

Vitória de Monteiro no PED do Maranhão, PT fortalece tendência a renovar aliança com PMDB

IMAGEM: OESTADO - 2013 

Contrariando algumas previsões mais precipitadas, o PT do Maranhão elegeu em primeiro turno o atual presidente da legenda, Raimundo Monteiro.

O fato pôs por terra o discurso repetitivo de que a aliança estava desgastada e que seria inevitável uma aliança com Flávio Dino. 

O PED serviria, segundo os mais precipitados, como um termômetro da aliança. 

Bom, se serve ou não de termômetro, isso é discutível. Contudo, as previsões mais aterradoras caíram por terra e o resultado traz como produto o fortalecimento da aliança entre PT e PMDB no Estado e, ainda, proporciona um novo ânimo nos que defendem a situação atual. 

Foto: 2010 

A aliança, no Estado, segue a uma tendência nacional de aproximação das duas legendas e reforça o apoio da presidenta Dilma ao Planalto em 2014. 

Na página de OESTADO, tem-se um trecho que traz à tona essa reflexão. Vejamos... 



"PT começa a definir pontos da aliança com PMDB no MA



Com a vitória de Monteiro, à mesa com os petistas sentarão os partidos da base.
Carla Lima
Da editoria de Política
17/11/2013 00h00


Com o término da eleição interna do Partido dos Trabalhadores (PT) iniciarão as negociações para a formação de alianças para as eleições de 2014. No Maranhão, saiu vencedor do Processo de Eleição Direta (PED) do PT Raimundo Monteiro, que pertence ao grupo que defende a manutenção da aliança de petistas com o PMDB. Isso significa que o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiará Luis Fernando Silva, pré-candidato ao governo estadual.
O resultado do PED no Maranhão estava sendo aguardado por todos os partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff. Na disputa interna entre grupos estavam em jogo os rumos que o partido seguiria nas eleições do próximo ano. No estado a briga maior era entre os defensores da manutenção da aliança com o PMDB e os que querem a aliança com o PCdoB."

A negociação entre PT e PMDB, na verdade, não será fácil, pois o processo eleitoral de 2014 apresenta contextos diferenciados em relação a 2010. Contudo, apresenta um quadro mais favorável à manutenção da aliança do que naquele ano. 
Refletindo sobre tudo isso, a manutenção da aliança seria o mais lógico, tendo em vista o fortalecimento do PT no Estado do Maranhão e, ainda, os diversos benefícios de infraestrutura vistos de maneira evidente no Estado durante a atual gestão, em grande medida em função da afinidade entre Governo Estadual e Federal. 
O Maranhão melhorou muito: escolas, hospitais, estradas, reestruturação administrativa, dentre outros. 
Se por um lado, há grande anseio por mudança, pelo menos na prática percebe-se esta acontecendo. 
A busca da eficiência administrativa, transparência e qualificação da gestão pública tem sido o eixo da condução dos processos de reordenamento do Estado. 
De certa forma, se o governo não está sob o comando do PT na cabeça, pelo menos ares de uma gestão petista pairam sobre o governo maranhense, o que vem a contemplar os objetivos da presidenta Dilma e do líder Lula em relação ao Maranhão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Arquivo do blog